
Mestres do Cururu e Siriri de Mato Grosso vão participar neste final de semana da II Reunião de Avaliação da Salvaguarda de Bens Registrados como Patrimônio Cultural do Brasil. O encontro começou nesta quinta-feira (08.11) e vai até o próximo dia 10, em Brasília/DF e deverá reunir aproximadamente 200 representantes de bens culturais do país.
Na comitiva que representará Mato Grosso está a coordenadora do Pontão da Viola de Cocho, Terezinha Quilombola, a superintendente do Iphan, Marina Lacerda, o antropólogo Stênio Soares, o fabricador de viola de cocho de Nobres, Valdomiro da Silva, o mestre cururueiro Lourenço Mendes, de Cáceres, Zelma Assunção do grupo de siriri Guató e Vilmara Vidica, do grupo São Gonçalo Beira Rio.
“Esse encontro reunirá todos os demais pontos de cultura do Brasil e estaremos apresentando relatório sobre o que temos feito, juntamente com o Governo do Estado e Iphan, para preservar a tradição mato-grossense do cururu e siriri. Será mais uma oportunidade de mostrar nossas raízes para os demais segmentos culturais do nosso país”, afirma Terezinha Quilombola.
A secretária estadual de Cultura em exercício, Vannessa Jacarandá, disse que Mato Grosso fica em destaque nacional com este trabalho. “Nós que lidamos no dia a dia com a arte ficamos emocionados quando um grupo, uma comunidade e vários representantes de um Bem Imaterial como o projeto “Pontão da Viola de Cocho” traz ou proporciona para seu povo, em seu lugar, a Casa Cuiabana, o encontro de seus detentores para a transmissão de conhecimento/saber para a promoção deste instrumento tão mato-grossense”.
Nos últimos anos, o projeto Pontão da Viola de Cocho, sediado no Centro Cultural Casa Cuiabana, também realizou ações pelo interior do Estado, levando cursos para os mestres de cururu e siriri e a população em geral, por meio dos pontinhos de cultura.
PONTOS DE CULTURA
Os Pontos e Pontões de Bens Registrados têm ênfase nos processos sociais de produção, transmissão, fruição e difusão dos bens registrados, de modo a proporcionar aos seus produtores e detentores condições objetivas de continuidade, transmissão e também de liberdade para a transformação das práticas culturais associadas a esses bens.
Em Mato Grosso, o projeto Pontão da Viola de Cocho é um convênio que foi celebrado entre a Secretaria de Estado de Cultura, juntamente, como o Ministério da Cultura e Iphan. Tem como objetivo promover as ações e atividades voltadas para a valorização da Viola de Cocho – Bem Imaterial Registrado pelo Iphan em 2005, e suas manifestações culturais, como o cururu e siriri.