11° Festival de Cururu e Siriri

5 Grupos de Siriri e Curureiros irão representar Santo Antônio no Festival

Redação: Da Redação | 30/08/2012 - 00:00
5 Grupos de Siriri e Curureiros irão representar Santo Antônio no Festival

 

 

 

 

 

 

 

 

Após realizar as seletivas, a Federação Mato-grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri apresentou a relação dos 17 grupos de siriri que foram selecionados e vão se apresentar no 11° Festival de Cururu e Siriri – 2012.

Foram classificados dois grupos por polos, no total de seis, e outros 11 por índice técnico. Pelo polo de Tangará da Serra foram classificados “Os Pássaros Tangará” e “Pixé”. Já pelo polo de Santo Antônio do Leverger foram selecionados “Bico de Prata” e “Renovação da Varginha”. Por Cuiabá, os grupos “São Gonçalo Beira Rio” e “Coração Tradição Franciscano”.

Os outros grupos de siriri classificados por índice técnicos foram: Voa Tuiuiú, de Cuiabá; Raízes Cuiabanas, de Cuiabá; Por do Sol do Pantanal, de Barão de Melgaço; Vitória Régia do Pantanal, de Santo Antônio do Leverger; Tradição, de Cáceres; Esperança, de Poconé; Flor de Laranjeira de Santo Antônio; Flor do Cambambi, de Chapada dos Guimarães; Flor do Pantanal, de Santo Antônio; Esperança, de Nobres e Coração Cuiabano, de Cuiabá.[foto2]

Com tema “Chitão a Marca da Tradição: Valorizando Raízes”, o Festival este ano homenageia os grupos fundadores do evento, que são “Flor do Campo”, “Flor Ribeirinha”, “Viola de Cocho” e “Tchapa y Cruz”, que farão uma apresentação mais que especial no palco.

Além desses grupos, apresentarão na 11ª edição do Festival  os cururueiros de Cuiabá, Várzea Grande, Barão de Melgaço, Poconé, Nobres, Nova Mutum, Santo Antônio do Leverger e Cáceres.

Assim como as formações de siriri infantis, com os grupos Flor do Jardim e Raizinha, ambos do Parque Ohara; Passo Miudinho e Nhana Santa, os dois de Várzea Grande; além dos grupos especiais Os Quilombolas de Mata Cavalo de Cima, de Nossa Senhora do Livramento e Melhor Idade de Varginha, de Santo Antônio de Leverger. E como convidado, o grupo “Tradição Pantaneira”, do distrito de São Pedro de Joselândia, berço do cururu e siriri, numa apresentação de raiz.[foto3]

A realização do Festival conta com a parceria do Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional das Artes – Funarte (Prêmio Pró-Cultura de Apoio a Festivais); Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Cultura e de Turismo (Sedtur); Prefeitura de Cuiabá, por meio da secretaria de Turismo do município; e o grupo Renosa/Coca-Cola.
 

Fonte: Diário de Cuiabá - Fotos Julio Rocha