FESTIVAL

Seletiva de Cururu e Siriri acontece em Santo Antonio neste final de semana

Redação: Da Redação | 10/08/2012 - 00:00
Seletiva de Cururu e Siriri acontece em Santo Antonio neste final de semana

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais uma etapa da seletiva do 11° Festival de Cururu e Siriri será realizada neste final de semana com os grupos da região de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.

O evento, que é realizado pela Federação Mato-Grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri, em parceria com a Prefeitura de Santo Antônio do Leverger, acontece nesta sexta-feira (10.08) e sábado (11.08), em um palco que será montado na frente da Igreja Matriz do município.

Na sexta-feira, a programação está prevista para começar às 19h com Roda de Cururu e levantamento do mastro. Já às 19h30, haverá a “Ladainha”, uma reza cantada para na sequência as apresentações dos grupos convidados. São eles: Peti, Renascer do Valo Verde e Girassol da Fronteira. E, às 21h10, iniciam as apresentações dos grupos que serão avaliados. Neste dia, subirão no palco os grupos concorrentes Renovação da Varginha, Flor de Laranjeira e Por do Sol do Pantanal.

No sábado, às 19h, a abertura se dará com o encontro dos Bois-a-serra, seguido pelas apresentações dos grupos de siriri convidados do dia que são Melhor Idade de Varginha e Renovação Mirim. Para finalizar, serão avaliados os grupos Alecrim do Campo, Vitória Régia do Pantanal, Bico de Prata e Flor do Pantanal.

“A expectativa é grande para mais uma etapa da seletiva que vamos realizar, que é a última do interior do estado. Já avaliamos grupos que disputam pelos pólos de Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra”, afirmou a presidente da Federação do Cururu e Siriri, Terezinha Quilombola.

O secretário de Cultura de Santo Antônio de Leverger, Vital Siqueira, destaca o trabalho que tem sido feito para consolidar a revitalização de manter viva a raiz do cururu e siriri. Afirmou que os munícipes de Santo Antônio fazem isso de forma muito natural. “Essa seletiva em Santo Antônio é muito importante, até porque o município é o que tem mais grupo de siriri. Sem falar que o Festival é um divisor de águas e cresceu muito nos últimos anos”, declarou o secretário que estará presente na abertura da seletiva em Santo Antônio.

O Festival de Cururu e Siriri é uma realização da Federação Mato-grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri, em parceria com Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional das Artes – Funarte (Prêmio Pró-Cultura de Apoio a Festivais); o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Cultura e de Turismo; além do projeto Pontão da Viola de Cocho. 

Fonte: Foto de Arquivo / Diário de Cuiabá (10/08)