
Após Cáceres e Nova Mutum foi à vez de Santo Antônio de Leverger ser palco de uma seletiva do Festival de Cururu e Siriri. Nesta terceira seletiva, mais de 15 grupos da cidade e também de Nossa Senhora do Livramento se apresentaram entre a última sexta e sábado (12 e 13.08) no mini estádio Aquiles Belmiro da Silva – conhecido como “Bugrinho” – pleiteando uma vaga no Festival.
De acordo com a presidente da Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri, Terezinha Quilombola, Santo Antônio de Leverger é um município conhecido por manter viva e valorizar a cultura mato-grossense. “Entre os objetivos do Festival está a valorização dos mestres, difusão e preservação da cultura popular mato-grossense, além de estimular o interesse pelas manifestações culturais do nosso Estado”.
As seletivas contam com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. O secretário de Estado de Cultura, João Antônio Cuiabano Malheiros, afirma que “é com alegria e satisfação que apoiamos esta que é a uma das manifestações mais importantes da cultura popular mato-grossense”. A realização das seletivas também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Leverger e da Secretaria de Desenvolvimento de Turismo de Mato Grosso.
Neste ano, o Festival completa uma década de existência e para comemorar em grande estilo, a equipe que compõe a diretoria juntamente com os grupos filiados a Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri está trabalhando para organizar uma grande festa para o público. Com o tema “Entre Fitas e Chitas”, o intuito da festa é difundir a beleza e tradição da cultura mato-grossense para o maior público possível.
No sábado (13.08), além da seletiva, Santo Antônio recebeu também a Temporada de Rasqueado. A proposta do projeto, que teve início em 2010, é ampliar a circulação desse ritmo tradicional para outros municípios, além de contemplar obras de grandes mestres da música regional. “O intuito é que cada vez mais pessoas tenham acesso à produção cultural do nosso rico Estado”, finaliza o secretário João Malheiros.