CULTURA - SIRIRI E CURURU

Federação de Siriri e Cururu reuniu gestores neste sábado em Cuiabá

Redação: | 26/06/2011 - 00:00
Federação de Siriri e Cururu reuniu gestores neste sábado em Cuiabá

Aconteceu na manhã deste sábado (25), a reunião da Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri com os gestores dos grupos de Siriri e Cururu de todo o Estado, no Palácio da Instrução.

Durante o encontro, os representantes dos grupos trataram dos preparativos para o Festival do Cururu e Siriri, que este ano chega a sua décima edição. Segundo a presidente da Federação, Terezinha Quilombola, a diretoria da Federação apresentará o Regulamento Interno e o calendário informando as datas e os polos que sediarão as seletivas do Festival.

“É fundamental que todos conheçam o Regulamento para ficar a parte das regras para participar do Festival. A participação de todos os gestores é fundamental”, ressalta. Além disso, foi apresentado o calendário de atividades e eventos dos quais a Federação Irá participar com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Estado. No dia 30 de julho a Federação participará do 1º Festival Misturando Cores nas Raízes Cuiabana, no município de Tangará da Serra. Em julho, a Federação participará da programação do Teia Centro-Oeste (Encontro dos Pontos de Cultura da região Centro-Oeste), entre os dias 22 e 24, no Centro Histórico de Cuiabá.

Sobre a Federação


Em 2005, a irmandade do Cururu e Siriri estava organizada enquanto Associação Mato-grossense de Siriri e Cururu e era composta por apenas quatro grupos. Somente em 2007, a instituição passou para Federação. Atualmente, a Federação conta com mais 50 grupos associados de Cururu e Siriri. De acordo com a atual presidente, Terezinha Quilombola, os principais objetivos da Federação é promover, valorizar e manter os grupos de siriri e cururu. Outra função da Federação é mapear, cadastrar e capacitar os grupos de Cururu e Siriri atuantes em Mato Grosso. “Para isso precisamos pensar na qualificação e capacitação dos membros de cada grupo, investindo em capacitação, cursos, oficinas, seminários. Além disso, temos o intuito de oferecer o suporte necessário para a consolidação de novos grupos”, afirma a preside

Fonte: SECOM/MT