Cultura

Show de Nico e Lau tem a participação de "Tolete" de Mimoso

Redação: | 19/01/2011 - 00:00
 Show de Nico e Lau tem a participação de

“Na Ponta da Língua”

Nico e Lau estão estreiam novo show . As confusões e as velhas disputas garantem muitas gargalhadas

Eles estão na estrada juntos desde 1995, quando foram criados seus personagens bem humorados, mas, separadamente já atuavam no teatro há uns dez anos. Lionie Vitório e Justino Astrevo, mais conhecidos como Nico e Lau, respectivamente.

Para falar dessa dupla engraçada, que encarna com um estilo meio ingênuo o estilo regional, é preciso lembrar um pouco do passado deles, para depois anunciar “Na Ponta da Língua”, o novo show da dupla, que estreia neste final de semana no Centro de Eventos do Pantanal.

Lionie Vitório (Nico) tem 40 anos e é mato-grossense, de Santo Antônio de Leverger. Formado em Artes pela Unic e pós–graduado em Patrimônio Cultural. Foi secretário de Cultura, vereador, vice prefeito e prefeito interino de Leverger. Como ator começou em 1986 no Grupo Ânima de Teatro, na antiga Escola Técnica, hoje IFMT.

Justino Astrevo de Aguiar (Lau) e cuiabano e tem 45 anos. Formado em Letras pela UFMT, pós-graduado em Planejamento e Gestão Cultural pela Unic. Autor, diretor e ator, foi secretário de Cultura de Cuiabá e professor universitário. Começou sua carreira artística em 1980, quando fundou a Cia Folhas Produções.

Em 1989 Vitório recebeu convite do diretor J. Astrevo para participar do espetáculo “Último Baile de Verão”, de sua autoria. A parceria deu certa e desde então Lioniê e Astrevo passaram a atuar juntos em diversos espetáculos teatrais.

Em 1995 os atores receberem convite da TV Record (Grupo Gazeta de Comunicação) para participar do programa “Revista da Manhã”. Lá criaram os personagens Nico e Lau. Comandavam o quadro Porteira Aberta, cujo sucesso, provocou o convite para que participassem do programa domingueiro “Ser...tão Mato-grossense”, apresentado pelo radialista Carlos Roberto “Mortadella”. Tornaram-se mais e mais populares.

Em 1996 levaram pela primeira vez os personagens para o palco com o show humorístico que levava o nome da dupla: “Nico e Lau”. O trabalho teve ótima repercussão e deu início a inúmeros espetáculos teatrais: “O Cobrador” (1997), “O Sortudo” (1998), “O Tantã” (1999), “A Casa Assombrada” (2000), “O Freguês” (2001), “O Mala” (2002), “Quem Cochicha o Rabo Espicha” (2003), “Balaio de Gato” (2004), “Quem Importa o Rabo Entorta” (2005), “Um Programa Bem Bom” (2006), “O Golpe” (2007), “Bico Calado” (2008) e “Preto no Branco” (2009). Todos com textos e direção de J. Astrevo Aguiar.

Em 2003, comemorando 08 anos de carreira, trouxeram à Cuiabá Chico Anysio, num evento que superlotou o Cuiabá Tênis Clube e agregou imensurável valor mercadológico para a dupla. Esse acontecimento deu origem ao projeto Festival Nacional do Humor realizado anualmente pela Nico e Lau Produções. Este Festival já trouxe à Cuiabá os comediantes Saulo Laranjeiras, Jorge Loredo, Geraldo Magela, Claudia Rodrigues, Paulo Silvino e o cantor cearense Falcão.

A dupla já lançou 4 CDs musicais. Em 1998 o primeiro, “A Dança do Lambari”, em 2000 o segundo, “Arripiá”, o terceiro em 2003, “Acho que Tô Apaixonado” e em 2006 o quarto, “Agitano na Balada”.

Em 2007 a dupla lançou seu primeiro DVD – o curta metragem “O Jogo” e 10 episódios do Minuto do Humor de bônus.

Desde 2005 Nico e Lau veiculam o programa Minuto do Humor na TV Centro América e a partir de 2007 na TV Morena em Mato Grosso do Sul, uma parceria com a Rede Mato-grossense de Televisão.

No ano de 2010 em comemoração aos 15 anos de dupla, foram lançados mais DVDs: “Bico Calado”, “O Golpe”, o show “Pega Inteligência”. E também, nesse ano, lançaram o livro “Humor do Mato – Um picadeiro a céu aberto para a obra de Nico e Lau”, que faz uma análise da carreira artística dos atores e também dos personagens.

Já atuaram em mais de 200 peças publicitárias para empresas privadas como: Supermercado Modelo, Unimed, Grupo City Lar, Drogaria América entre outras e no setor público para o Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá.

 

Novo Show

O novo show “Na Ponta da Língua” é uma grande aventura de volta ao passado de ambos. A história contada se baseia numa tentativa do empresário deles de fazer um show sem conflitos e sem disputas. A intenção do empresário, segundo a história, é investir na ideia de apresentar o episódio de uma grande amizade, onde reinaria a harmonia e a paz. Em vão, está no DNA de um querer levar vantagem sobre o outro. Então voltam à infância para ver onde tudo começou.

Mas tudo vai dar em confusão, pois os dois estão com a língua cada vez mais afiada. Muitas gargalhadas esperam por você nesta nova aventura que só Deus sabe como vai acabar. (com assessoria)

 

 

Fonte: Divulgação com Diário de Cuiabá