CULTURA

Nico e Lau lançam livro com título "Humor do Mato"

Redação: | 22/10/2010 - 00:00
Nico e Lau lançam livro com título

O livro é inusitado. Tema pouco abordado em nossa literatura, sobretudo sendo vento soprado do interior do Centro-Oeste brasileiro.

Narrativa que traz à luz um estudo de caso e ao mesmo tempo uma história de sucesso germinada entre os arvoredos do cerrado e águas do Pantanal. Relato de uma trajetória artística que comove o leitor por sua veracidade e sensibilidade. Assim é o novo livro da dupla: Humor do Mato – um picadeiro a céu aberto para a obra de Nico e Lau, de Justino Astrevo Aguiar e Carlos Roberto Ferreira, obra que comemora 15 anos de carreira.


Sendo Nico e Lau personagens populares que têm como objeto de trabalho o humor e a cultura popular de sua região e conseqüentemente, a brasileira, a leitura desta obra desperta enorme curiosidade, pelo registro e ensinamentos que guardam os seus capítulos. Entender como um produto cultural se transformou num vitorioso produto de mercado, informar-se sobre administração de carreiras de longa duração e desvendar curiosos lances da trajetória dessa dupla, que é considerada ícone da simbologia cultural de Mato Grosso, são experiências que te aguardam nesta viagem que pode ser feita de um só fôlego.


“É um livro acima de tudo sobre perseverança, dedicação e crença no sonho”, destaca o J. Astrevo, o Lau. O humor tem se mostrado ainda eficiente veículo de transmissão de conhecimento, dada sua objetividade e simplicidade na linguagem que torna a informação acessível a todos. Através do humor as pessoas se desarmam e recebem as mensagens com muito mais desprendimento, o que otimiza a apreensão do conteúdo.

“O Livro possui diversos tipos de ilustrações e imagens. A primeira é a verbal que acaba por denotar imagens fotográficas que consegue colocar o leitor um pouco mais perto tanto de Lioniê e de Justino como de Nico e Lau. As fotos, que retratam o começo da carreira dos dois atores, ainda no tempo do Grupo Folhas, Folhas Produções e depois da dupla Nico e Lau, não aparecem tão somente como registro e documento do trabalho dos dois atores, mas também denotam a imagem de uma época e período das artes cênicas em Mato Grosso” relata Carlos Ferreira.


Assim tem sido o trabalho desenvolvido pelos atores Lioniê Vitório (Nico) e J. Astrevo (Lau), que aproveitam desta experiência para lançarem esta obra literária, trajetória de artistas populares que merecem todo o respeito e aplausos dos mato-grossenses.

Fonte: Assessoria de Nico e Lau com reportagem local