Museu escola chega a Santo Antônio na sua reta final

Redação: Redação | 08/11/2009 - 00:00
Museu escola chega a Santo Antônio na sua reta final

Para quem ainda não participou das atividades do Projeto Ritude Enari – A oficina do saber, realizada pela associação dos amigos do Museu Rondon - Asamur, este é o último mês para conhecer as atividades.

O ‘museu escola’ estará nesta semana na comunidade Morrinho, localizada no município de Santo Antonio de Leverger. O Ritude Enari é uma experiência que leva à comunidade escolar, um pouco da historia dos povos indígenas do Brasil, através de exposição de artefatos, oficinas, mostra de vídeo e da presença dos próprios indígenas in loco.

Com início em agosto de 2009 o Projeto visitou seis escolas da rede pública de ensino, socializando a cultura indígena aos estudantes, professores, pais e a comunidade em geral.

A experiência suscitou a curiosidade dos alunos ao mesmo tempo em que promoveu o intercâmbio de informações. Enquanto a cultura indígena era apresentada pelos jovens da Etnia Umutina, adolescentes das escolas apresentaram suas manifestações artísticas e culturais, como o hip hop, o rasqueado, cururu e siriri, tango entre outras atividades que são desenvolvidas dentro e fora das comunidades escolares.

A programação para a Escola Municipal José Ferreira Da Silva, localizada na comunidade Morrinho inicia no dia 11 com a abertura as 9h30min .

Contará com a apresentação do músico Márcio Bororo, da Etnia Bororo, apresentação de flautas dos Alunos da escola José Ferreira da Silva e a apresentação musical das Crianças da creche Sebastiana da Silva Figueiredo. O Projeto é patrocinado pelo Programa Petrobrás Cultural, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura e executado pela Associação dos Amigos do Museu Rondon (Asamur).

 

Fonte: site TVCA com assessoria