VAI QUE DÁ CERTO!

Valdirzinho revela que segue o DEM de VG e vai tentar liberação do TSE para disputar e

Redação: Redação - Leverger News | 16/04/2019 - 00:00
Valdirzinho revela que segue o DEM de VG e vai tentar liberação do TSE para disputar e

 

 

 

 

             

 

 

 

  

            O prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdirzinho (PSD), revelou a reportagem do Leverger News na tarde desta terça-feira (16), que já consultou dois renomados advogados que atuam na área eleitoral em Mato Grosso e outro que defende causas na suprema corte em Brasília sobre a sua possibilidade de concorrer a mais um mandato de prefeito pelo município.

          Segundo o atual prefeito de Santo Antônio, o seu caso tem identificações com a prefeita de Várzea Grande-MT, Lucimar Campos (DEM), que segundo uma reportagem do site Folhamax, busca viabilizar uma virtual “reeleição”, porque, em teoria, ela ainda não o fez, pois assumiu a prefeitura devido à cassação do então prefeito Wallace Guimarães (MDB), após derrota no pleito, e a decisão jurídica de entregar o paço municipal para a segunda mais votada. Conforme o FOLHAMAX apurou nos bastidores, a tese ganhou força a partir do começo do ano, quando a ideia se tornou pública e teria sido confirmada pelo secretário-geral do DEM  em Mato Grosso, Júlio Campos, ao site VG Notícias.

Campos teria dito que o partido prepara consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para avaliar a possibilidade de nova eleição para Lucimar ano que vem. O fundamento jurídico para isso, diz Júlio, seria o caso concreto do ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), que conseguiu no TSE autorização para concorrer em três eleições seguidas.

Para ele, há similaridade evidente com Lucimar, porque ela assumira a prefeitura devido a uma decisão judicial, sem ser eleita em 2012. Assim, sua primeira eleição se daria somente em 2016, tornando-a perfeitamente apta a buscar a, agora sim, reeleição em 2020.

 

Entretanto, como é do feitio da velha raposa política, Júlio disse ao repórter Lucione Nazareth que tudo não passa de mera consulta e isso não necessariamente significa que o DEM já fechou com Lucimar Campos e não abre para as eleições municipais 2020.

 

“A consulta não significa que ela é candidata. Até porque nós temos dentro do partido muitos nomes para serem candidatos, como também temos nos partidos que compõem nossa base. Entendemos que a Lucimar é consenso devido à boa gestão que vem realizando, mas concorrer uma nova eleição é um fato que ainda nem foi cogitado por nós”, esquivou-se, ao explicar que a “mera consulta” do DEM será feita por meio de um jurista especializado em legislação eleitoral. Esse advogado seria contratado “até junho” para sentir a temperatura e viabilidade da simples ideia no TSE.

 

Júlio Campos defendeu ainda a importância da tal consulta, pois há diversos casos semelhantes ao ocorrido com Lucimar em municípios espalhados Brasil afora com algumas intercorrências inclusive em Mato Grosso.

 

Voltando ao exemplo citado de Alckmin, em 1998, o tucano concorreu ao governo de São Paulo como vice na chapa do já governador Mário Covas. Empossado vice em 1º de janeiro de 1998, acabou assumindo a cadeira mais alta do Palácio dos Bandeirantes três anos e 21 dias depois, quando um dos fundadores do PSDB acabou afastado por causa do câncer que então o acometia e viria a matá-lo menos de três meses depois, em março. Nova eleição foi realizada em 2002. Alckmin concorreu ao cargo, venceu e manteve o endereço no Morumbi. Quatro anos depois, entrou com requerimento no TSE aduzindo que entre março de 2001 e dezembro de 2002, exercera o cargo de “governador interino” pois não fora eleito por voto popular, habilitando-o, assim, a pleitear a reeleição. Dito e feito. Exerceu o cargo até tentar ser presidente da república, em seu último ano de mandato.

 

Santo Antônio

 

Valdirzinho foi eleito vice-prefeito nas eleições municipais de 2012, ele formava chapa com o então candidato eleito, Dr. Valdir Ribeiro que foi cassado pela Câmara Municipal quando estava no final do seu terceiro ano de mandato (outubro de 2015).

Diante disso, o prefeito acredita que caso a prefeita de Várzea Grande obtenha êxito na sua consulta, ele também estaria habilitado para apresentar seu nome e concorrer nas próximas eleições municipais em Santo Antônio.

Segundo Valdirzinho, ele só concorreu ao cargo para prefeito uma única vez, e foi em 2016, quando se elegeu para administrar o município de janeiro de 2017 a dezembro de 2020.

 

Fonte: Com informações do Folhamax / Imagem de Arquivo