
Veja mais fotos de Zé Soares na Galeria de Imagens
Um dos personagens que estava presente, apoiando e ajudando na organização do 3º Campeonato entre Amigos da comunidade ribeirinha de Valo Verde, município de Santo Antônio de Leverger foi “Seu José Soares”, um dos moradores mais antigos da localidade.
Ele chegou à comunidade com apenas 22 anos e segundo relato da sua filha, Iracy Soares da Cruz, esposa do vereador Veraldo Cruz (PP), foi um dos homens que participou do grande mutirão que desmatou na enxada, foice e facão à área onde até hoje passado 58 anos ainda é o campo de futebol onde acontecem as maiores competições esportivas da comunidade.
[foto2]
Além de liderar a construção da área de lazer com a participação de outros companheiros, Zé Soares também fundou a equipe de futebol amador, Verdinho, que por várias décadas foi referência no esporte amador da região, conquistando inúmeros campeonatos.
Ainda segundo relatos da sua filha e ex-vereadora Iracy (2008-2012), grandes nomes do futebol profissional passaram pela equipe do Verdinho que era dirigida pelo seu pai que também atuava como jogador, entre eles, o ex-goleiro do operário, Mão de Onça, o zagueiro mixtense, Miro, que também estava presente na festa deste domingo na comunidade.
Zé Soares foi casado com Maria Santília (já falecida) junto tiveram dez filhos, sendo nove mulheres e um homem, todos estão vivos e com saúde. Este ano quando o patriarca vai completar 80 anos a família prepara uma grande festa para o ex-craque do futebol amador da nossa região.
Ouça a seguir a entrevista com a professora Iracy Cruz sobre a festa que aconteceu no último domingo (18) e um trecho da vida do seu pai na comunidade
[audio]