OLIMPÍADAS ESCOLARES

Governo indica Allan Kardec (C) para chefiar a delegação mato-grossense

Redação: Da Redação | 26/11/2012 - 00:00
Governo indica Allan Kardec (C) para chefiar a delegação mato-grossense

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A maior edição das Olimpíadas Escolares, desde 2005, conta este ano com participação recorde de atletas mato-grossenses. Ao todo 152 estudantes estarão em Cuiabá entre esta segunda-feira (26.11) e sábado (08.12) na luta por medalhas para o Estado. Eles são oriundos de 12 municípios incluindo a capital.

Das 13 modalidades esportivas do evento, Mato Grosso não possui representação apenas na Ginástica Rítmica. Segundo o chefe da delegação mato-grossense, Allan Kardec Benitez, o aumento no número de representantes nas Olimpíadas deve-se ao investimento do governo do Estado na preparação dos estudantes e na organização dos Jogos Estaduais Escolares.

[foto2]

“Desde 2007, o Estado por meio das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Esportes e Lazer (Seel) tem melhorado gradativamente a infraestrutura esportiva das Escolas, bem como investido na formação de estudantes-atletas. Ao todo nesses últimos cinco anos a Seduc construiu ou reformou 150 quadras, sendo que todas elas são cobertas”, afirmou.

 

Benitez cita ainda que Seduc e Seel tem melhorado a estrutura de realização dos Jogos Estaduais, que são classificatórios para as Olimpíadas. “Firmamos parcerias com as prefeituras que apóiam as Escolas na realização das etapas municipais. O Estado realiza as regionais e etapa estadual. Atendendo a reivindicação dos atletas ofertamos formação na área do esporte educacional, aos estudantes que participaram das etapas, aos árbitros e técnicos”, disse.
Expectativa
De acordo com o chefe de delegação, como na últimas edições das Olimpíadas, Mato Grosso possui grandes chances de medalhas no Atletismo. Porém ele destaca também que os atletas do judô e taekwondo podem trazer bons resultados. “Também temos como surpreender nas modalidades coletivas e no xadrez. Estamos muito otimistas”.

Campeão da prova dos três mil metros do atletismo nas Olimpíadas 2011, primeiro colocado no Pan Americano realizado na Colombia também no ano passado, bi-campeão Sul Americano nos quatro mil metros, o aluno da Escola Estadual Norberto Shwantez de Barra do Garças, Victor Vinícius da Silva, 17 está confiante para a conquista de mais um ouro.
“Estou muito feliz por competir na capital do meu Estado. Me preparei bem e vou em busca desse bicampeonato na Olimpíada, na quarta-feira (28.12)”, disse. A primeira vitória no evento Victor já conquistou ele foi o juramentista na Cerimônia de Abertura que representou os mais de quatro mil atletas que competirão em Cuiabá.


 

Fonte: Assessoria da SEDUC/MT