Com o objetivo de iniciar o plantio de mudas para a adequação das propriedades ribeirinhas em Santo Antônio do Leverger (27km distante da capital), o Instituto Ação Verde realizou um Dia de Campo no viveiro da cidade.
Além da adequação das propriedades, as mudas plantadas também irão neutralizar as emissões de carbono da Unimed Cuiabá, empresa que receberá a certificação do selo Floresta Viva Carbono Neutro pela neutralização de carbono do ano de 2010, entregue pelo Instituto.
O presidente da Unimed Cuiabá, João Bosco, parabenizou o Instituto pela iniciativa de recuperar as margens do rio Cuiabá. “O Instituto está de parabéns, um trabalho muito importante de reflorestamento”. Ele se lembra da época que passava dias na cidade quando ainda não tinha muitos habitantes. “A proliferação e ocupação com casas e comércios fez o município crescer e precisamos cuidar do rio para que essa beleza natural não acabe”, argumenta o médico.
A presidente do Próunim, Maria Alice Thomemm, que é de família ribeirinha, gostou muito da iniciativa. “Como uma boa ribeirinha abracei a ideia, e gostaria de preservar a região”, enfatiza a presidente.
No Dia de Campo, ontem, teve também a assinatura do projeto Verde Rio – etapa Rio Teles Pires, que tem como parceira a Eletrobrás. O projeto dá início à recuperação das áreas degradadas que ficam às margens do rio Teles Pires, do mesmo modo que está em andamento o Projeto Verde Rio – etapa Rio Cuiabá.
O superintendente do Instituto Ação Verde, Paulo Borges, falou da importância da comunidade ribeirinha. “A comunidade ribeirinha cedeu esse espaço para a plantação das mudas. Queremos agradecer e parabenizá-los, pois sem o envolvimento da comunidade não haveria como cuidar das mudas”, finaliza o superintendente.
