ESCÂNDALO DO MAQUINÁRIO

Promotores pedem representação contra Maggi no caso das máquinas

Redação: | 26/11/2010 - 00:00
Promotores pedem representação contra Maggi no caso das máquinas

Promotores de Justiça de Mato Grosso entregaram ao Procurador Geral de Justiça, Marcelo Ferra, um requerimento para investigar Blairo Maggi (PR), ex-governador do Estado.

Maggi foi o mais votado na corrida ao Senado e era governador no período em que os pregões supostamente fraudados foram realizados. O programa “MT 100% equipado” foi o último ato de seu governo e lançado com grande festa. Sua campanha, assim como a de Silval Barbosa, foi lastreada no apoio dos prefeitos de municípios beneficiados com maquinário.

Há suspeita, pelos depoimentos colhidos, que a campanha de Blairo tenha sido financiada com parte considerável dos R$ 44,4 milhões superfaturados na compra das máquinas.
O empresário Pérsio Briante, dono da Extra Caminhões, relatou em depoimento à Delegacia Fazendária, ter ouvido do então secretário de Infraestrutura Vilcel Marchetti, que ele estava arrecadando para a campanha de Maggi. O ex-governador foi citado várias vezes no depoimento e segundo o empresário, ele tinha conhecimento de todo esquema.

 

Como o Ministério Público Estadual não possui competência legal para investigar governador, cargo que Maggi ocupava na época, e diante da contundência das provas, os promotores querem que o Procurador Geral de Justiça, Marcelo Ferra, que possui a prerrogativa, abra representação contra o ex-governador.

 

Fonte: Reportagem local com Blog Prosa e Política