Livramento recebeu na última semana duas gerentes de planejamento da Agecopa, para discutir e estabelecer parâmetros para a Copa de 2014 no Brasil.
Florinda e Carol, (as gerentes) comentaram sobre a função da Agência, a mesma é executiva onde executa e monitora os projetos prioritários para a Copa 2014 em cada Município e Capital.
“Estamos fazendo levantamento para discutir o que Livramento pretende criar para Copa 2014 e o que vai aproveitar no momento pós copa”, questiona Florinda.
De acordo ainda com Florinda, foi criado pela FIFA, um Termo de Compromisso, em relação ao que seria construído em Cuiabá até 2012, “é preciso projetar imagens de um cenário nacional de MT para o mundo”, comenta.
Na seqüência, foi discutido também que um dos motivos para a contemplação da Copa 2014 vir para o Brasil, foi exatamente as belezas do Pantanal e da Amazônia, sendo assim, a expectativa é que aumente as demandas de serviços, os municípios visinhos terão maior fluxo de visitas durante todo o período da Copa e depois que continuem a serem visitados e que gerem mais emprego e renda dentro do mesmo.
Os questionários foram respondidos com o auxílio do Prefeito Municipal, Zenildo Sampaio, que questionou várias parcerias a cerca do que Livramento precisa, ou que precisa ser melhorado para atender as necessidades nesse período de grande realização no País.
Começou pela Secretaria de Saúde, enfocando os pontos positivos nos acompanhamentos de Pré-Natal, Vacinas, Médicos 24 horas em atendimento no Hospital Municipal “Maria Arlindo da Costa”. A dengue está sendo tratada de forma constante, estão sendo feitas mobilizações nas escolas e bairros da cidade.
Na Secretaria de Educação do Município, a Secretária Gracilma Guimarães, informa sobre a diminuição da evasão escolar, atendimento integral nas creches, equiparação de faixas etárias com as respectivas séries, educação inclusiva e avanços também no esporte, onde conta com atletistmo, futsal, voley, e handbol, porém o mini-estádio sem estrutura e seria necessário também a pista de atletismo, 200 crianças estão sendo treinadas de 08 a 16 anos.
Nas Pastas de Infra-Estrutura e Assistência Social, já foram construídas mais de 250 unidades habitacionais, 600 famílias já inclusas no Programa Bolsa Família, oferta de vagas de estágio em média de 10 jovens hoje em Livramento, já podem ajudar a família no custo referido a Faculdade, o investimento da Prefeitura é de R$ 6mil mensais com esses jovens.
O que ainda está precário e, é preciso parcerias urgentes, são serviços bancários, pois não tem nenhuma agência instalada no município, a previsão é que em 2011 esse serviço venha a atender os munícipes, a implantação da Rodoviária está também prevista para 2011.
Foi questionado na reunião, a melhora de acesso ao trevo Livramento/Poconé, que ocorre acidentes constantemente, alegando que nesse período de Copa do Mundo, o fluxo será maior por causa das belezas do Pantanal, sendo assim os índices de acidentes devem aumentar, por isso a necessidade de contornos maiores ou viadutos.
Segundo o Diretor do DAE, José Roberto Rego, “o abastecimento de água no município ainda é precário, pois aumentou a população, mas não ampliou a fonte de água para tal abastecimento, neste Governo é que estamos trabalhando junto a FUNASA para que isso solucionado, dentro de mais ou menos três meses estamos com esse problema resolvido, e posso garantir água em abundância todos os dias em Livramento”.
A cidade de Nossa Senhora do Livramento, é mais visitada no período do Carnaval, que reúne 25 mil pessoas por noite, e nas festas religiosas, incluindo Festa da Padroeira, São Benedito, Dança de Congo e outras, os projetos voltados para a comunidade são: inserção nos esportes (atletismo), reforço escolar (apoio ao estudante), inglês ( a partir da 3ª. Série), salas de leitura (150 crianças), teatro ( 30 pré –adolescente), cinema no centro cultural, inclusão digital ( aproximadamente 70 computadores nas escolas), internet na sede, laboratórios 16 computadores, recursos com investimentos da esfera federal PAIF), reuniões quinzenais – bolsa famílias, idosos,, Pro-Jovem, 100 jovens – (95 frequentes) , Problemas com alcoolismo mais freqüente com os meninos , cursos promovidos pelo Qualicopa.
