Macaco Velho, Macaco Novo
Cada Macaco no seu galho
Certa vez um líder, não tão jovem que orientava a macacada nas mais árduas lutas. Tinha ele muitos fiéis “macacos que lhe seguiam por onde quer que fosse”. Um dia, o tal Líder viu ao longe um grupo de macacos soltos que parecia vagar sem orientação ( sem líder). Interessado em aumentar sua liderança, ele procurou atraí-los levando seus macacos a seduzi-los a ele. Deu certo. Em questão de dias e algumas horas os macacos estavam agrupados e entrelaçados ao grupo.
Não tardou a chegar, principalmente naquela floresta de uma determinada região, num país qualquer. Logo, a comida se tornou escassa e os CHACAIS famintos, começaram a atacar em grupos tudo que pudesse lhes servir de alimento. Num desses ataques, os CHACAIS avançaram em várias direções diferentes. Em um deles estavam os Macacos Novos e foi para lá que o Líder correu e lutou com tal valentia que conseguiu afastar as feras (os adversários). Porém, do outro lado, um Macaco Velho foi sacrificado por falta de proteção.
Rapidamente, o Líder levou os seus Macacos para outra floresta onde poderia protegê-los e alimentá-los com a comida que havia com fartura do outro lado. Ali, a melhor comida ele dava para os Macacos Novos que haviam conquistado toda sua atenção. Até que uma tenebrosa tempestade, ou melhor, uma avalanche de proposta passasse e novamente aquela situação se restabelecesse. O Líder abriu as cortinas do imenso CIRCO e a macacada correu solta pelas florestas. Mas, qual não foi sua surpresa ao notar que os Macacos Novos começaram a se afastar do rebanho e seguir outro Líder.
Ei, “gritou o Líder”, para onde vocês vão? Não lhes tratei com o melhor que tinha e lutei com os CHACAIS para lhes defender a vida? Por que deixam o bando?
Ao que o Líder dos Macacos Novos respondeu: “Líder Mor, esses Macacos não são seus seguidores fiéis que lhes segue por toda a vida? Pois a partir da nossa chegada você desprezou e passou a dar a nós, há quem pouco conhecia a melhor comida e a melhor proteção. Ficou claro para nós o seu coração. Se você não é amigo dos que estão contigo há tanto tempo, amanhã, quando um novo bando se aproximar da Macacada certamente farás conosco o mesmo que fizestes com eles. Pensamos que seja melhor contarmos conosco mesmo ao invés de confiarmos em falso LIDER”.
NINE
Pós-graduado em Políticas Públicas e Acadêmico em Direito
