MISSÃO INTERNACIONAL

Bombeiros de MT participam de estágio da Missão de Paz da ONU

Redação: | 15/10/2010 - 00:00
Bombeiros de MT participam de estágio da Missão de Paz da ONU

Os preparativos para composição da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), entram na segunda fase com a realização do Estágio de Preparação para Missões de Paz 2010/2 (EPMP), com previsão de término na sexta-feira (29.10).

O tenente-coronel Paulo Barroso representa o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e integrará a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

O estágio será no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) do Exército Brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro. O CCOPAB é uma Organização Militar do Exército formada por militares, policiais e civis com experiência em Operações de Paz (Haiti, Angola, Timor Leste, Iugoslávia etc.), que tem como missão principal contribuir com a preparação de recursos humanos para missões de paz e ações humanitárias.

O EPMP capacita militares para desempenhar as missões de Oficial de Estado-Maior, Observador Militar e Policiais das Nações Unidas (UNPOL) nas Operações de Manutenção da Paz da ONU. O estágio conta com 34 alunos oficiais das Forças Armadas e das Polícias Militares selecionados para as referidas missões. Pela primeira vez, o EPMP conta com alunos oficiais bombeiros militares previstos para trabalharem no Haiti.

O estágio é todo conduzido no idioma inglês, com instruções teóricas e práticas no CCOPAB, no Campo de Instrução de Gericinó (CIG) e circunvizinhanças. Nesta edição, os instrutores tenente-coronel Tschakert, do Exército Alemão e o Capitão Andy Smith, do Exército do Reino Unido, reforçarão o time de instrutores. Como aluno, o capitão Lucas Fillipi, do Exército Argentino, assiste às instruções com os observadores militares brasileiros.

O objetivo geral da missão com bombeiros é de prepará-los para o planejamento e procedimentos em caso de emergências, como prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamento e socorros públicos, estruturar a defesa civil local, dentre outras missões de caráter social. A Missão da ONU É oportuna e promissora, uma vez que visa salvar vidas e propiciar condições para a situação de sobrevivência humana. Estão previstas aulas de estrutura e legislação da ONU, o papel dos integrantes das missões de paz, experiências vividas por boinas azuis, simulados, exercício de campo, dentre outras.

O tenente-coronel Barroso ressalta a importância da participação dos bombeiros militares nesta missão principalmente após o terremoto ocorrido no dia 12 de janeiro de 2010, que levou a óbito mais de 200 mil pessoas e no momento em que grandes tragédias estão acontecendo no mundo, como enchentes, terremotos e furações. “É importante unir forças e contribuições para a ajuda humanitária, teremos muito trabalho pela frente”. Atualmente são desenvolvidas missões de paz pela ONU em 16 países.

SELEÇÃO

O Processo de avaliação consistiu na realização de provas para proficiência em idiomas inglês ou francês, dividida em três partes, escrita, auditiva e conversação. Realização do teste de condução de viatura com habilidades na condução de viatura militar em terreno convencional e em terreno variado. A viatura utilizada é tipo Land Rover 4x4, comumente utilizada nas missões de paz pelo Exército Brasileiro. Realização do teste de tiro com habilidades no tiro a curta distância (posições 5 e a 7 metros), com o objetivo de avaliar a capacidade do militar no tiro de autodefesa, com pistola ou revólver.

No total, sessenta e sete candidatos se apresentaram como voluntários nas cidades de Manaus - AM e Recife - PE, onde foram aplicados os testes. Vinte e seis foram aprovados, sendo seis bombeiros militares. O primeiro país a receber ainda este ano os bombeiros brasileiros será o Haiti.


Fonte: SECOM-MT