O vereador Francisco Vuolo (PR) foi homenageado pela Federação do Cururu e Siriri durante a abertura do 9º Festival do Siriri e Cururu. A menção de honra se deve ao fato de ter sido um dos idealizadores do festival no ano de 2002.
"Após pensar muito, chegamos a conclusão de que não haviam pessoas mais merecedores de uma homenagem do que eles. Foram os primeiros a acreditar na gente e a abraçar nossa causa", declarou a presidente da Federação, Domingas Leonor.
O ano de 2002 foi o último da gestão de Roberto França a frente da Prefeitura de Cuiabá. Na ocasião, Vuolo era o secretário municipal de Cultura. Ambos idealizaram e executaram a primeiro festival, que tradicionalmente foi mantido e organizado pela administração municipal até 2009.
Além dos 38 grupos cururu e siriri, os espectadores puderam se divertir com os folclóricos personagens Totó Bodega e Cumadre Pitu, que foram os anfitriões do evento. Além disso, vários brinquedos e uma vasta opção em alimentação estavam disponíveis para entreter e servir o público. Também foi montado um pavilhão com estandes de artesanatos cuiabanos para quem queria uma lembrança do evento.
Este ano, pela primeira vez a federação tomou a frente da organização do festival. O evento prossegue até o dia 26 de setembro, no Parque de Exposições da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), organizado pela Federação das Associações dos Grupos de Cururu e Siriri, com apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado. A entrada é gratuita a fim de democratizar o acesso as manifestações populares e a estimular a formação de público.
O Território Cururu Siriri abrange cinco pólos em todo o Estado, compreendendo os municípios de Várzea Grande, Poconé, Livramento, Cáceres, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Rosário Oeste, Diamantino, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Nobres, Nova Mutum, Jangada, Chapada dos Guimarães e Cuiabá.
