O calendário de corridas de rua e trilha de 2026 em Mato Grosso reúne mais de cem provas ao longo do ano, incluindo eventos tradicionais e de grande porte, como a Corrida de Reis, que deve reunir mais de 15 mil participantes, além de meias maratonas, provas de trilha e corridas institucionais. Diante da dimensão do calendário, a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) reforça que seu papel central será a fiscalização técnica, acompanhamento organizacional e verificação do cumprimento das normas nacionais. De acordo com o presidente da entidade, Tomires Campos Lopes, todas as provas homologadas seguem as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), como as normas 07 e 09, que estabelecem critérios de segurança, percurso e organização.
A Federação se faz presente com equipe de arbitragem para garantir que o atleta inscrito tenha todo o aporte necessário. Mesmo quando o evento é gratuito, o participante passa a ser responsabilidade do organizador, e nossa função é fiscalizar o cumprimento das normas”, afirma.
Principais provas do calendário 2026
Corrida de Reis — Cuiabá (jan)
Corrida do BOPE — Cuiabá (mar)
Corrida da Seduc / Educação — Cuiabá (out)
Corrida do Servidor — Cuiabá (nov)
Maratonas e longas distâncias Meia Maratona de Cuiabá — “Essa é Tchapa Cruz”
Meia Maratona de Chapada dos Guimarães
Maratona e Meia Maratona de Cuiabá (dez)
Provas de trilha e montanha (trail run) Maratona Senta a Púa — Chapada dos Guimarães Circuitos Ultramacho / UTM (Chapada e Rondonópolis)
Volta ao Morro e etapas em Santo Antônio do Leverger
Circuitos e eventos femininos / temáticos Corrida das Poderosas Corrida das Divas Corrida da Advocacia Circuito das Estações (quatro etapas
