A força da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar tomou algumas das principais avenidas de Cuiabá na manhã deste sábado (25). Na contagem regressiva para o dia 3 de outubro, uma multidão seguiu em passeata pelo Centro da Capital com o grupo liderado pelos candidatos ao Senado Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT) e pelo governador Silval Barbosa (PMDB), que disputa a reeleição. Contagiados pela animação dos militantes e pela receptividade da população cuiabana, os candidatos estenderam o percurso, que teve início na Avenida Mato Grosso e completou três quilômetros.
Do ponto de partida, o grupo desceu pela Avenida da Prainha, subindo a Getúlio Vargas até a Praça Ipiranga. O sucesso do movimento fez o grupo continuar caminhando pela Rua 13 de junho, passando pela Dom Bosco, Joaquim Murtinho e indo até a Praça Alencastro, na frente da Prefeitura de Cuiabá. Após cumprir uma intensa agenda em Rondonópolis, Maggi desembarcou na Capital e seguiu direto para a caminhada.
O ato político faz parte da estratégia de intensificar as ações em Cuiabá e em Várzea Grande na última semana da campanha eleitoral de 2010. Do comércio, de casa, dos pontos de ônibus e de dentro dos carros, moradores da Capital acenavam para Blairo, Silval e Abicalil e manifestava a preferência pelo grupo.
“Essa é caminhada mais bonita que já vi em Cuiabá. É o anseio do povo invadindo as ruas da cidade”, comentou empolgado o frentista Marcos Antonio Oliveira, que do trabalho assistia a passagem de centenas de pessoas com bandeiras e faixas cantando os jingles “É o 15” e “Tá na Palma da Mão”. No clima da campanha, os militantes improvisavam canções de apoio ao grupo. Conduzindo a multidão pelas ruas, o locutor do trio elétrico lembrava que se as eleições fossem hoje, todos os candidatos do grupo seriam eleitos – no caso de Silval, já no primeiro turno.
O fiscal aposentado Benedito Ribeiro da Costa, 72 anos, passava para comprar jornais numa banca no Centro da cidade e fez questão de cumprimentar Blairo Maggi. “Não existiu ninguém até hoje que fosse um governador igual ao Blairo. As realizações dele, nenhum outro fez em Mato Grosso. O prestígio dele é tanto, que fortaleceu toda a chapa e proporcionou um alinhamento político que o mato-grossense percebeu no seu dia-a-dia com trabalho. Maggi está recebendo do povo o que deu para o povo nos últimos oito anos”.
Maggi destacou que nesta reta final das eleições o clima de campanha dominou as ruas de Cuiabá. “Essa receptividade popular é muito boa. Dá para perceber a satisfação nos olhos das pessoas. Elas fazem questão de cumprimentar, acenar, dar um abraço e manifestar o carinho. Agora é hora de acelerar o passo rumo ao dia 3 de outubro”, ressaltou Maggi.
