A maior liderança política do PMDB em Mato Grosso, o deputado federal Carlos Bezerra candidato a reeleição, se reuniu na noite desta terça-feira (21) com moradores de Santo Antônio. Em sua fala, o candidato lembrou que um dos grandes problemas enfrentados pelos santo-antonienses é a questão da regularização fundiária. Bezerra citou os moradores de várias regiões do município que até hoje ainda não tem o título definitivo de seus lotes, “essa deverá ser uma das nossas lutas em Brasília e junto ao futuro governo do PMDB em Mato Grosso”, afiançou o candidato.
Na manhã desta quarta-feira (22), O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), citou Carlos Bezerra como um dos prováveis eleito para ocupar o mandato de deputado federal por Mato Grosso a partir de janeiro de 2011.
O levantamento, segundo o Diap, foi feito com base em informações quantitativas e qualitativas, e não possui caráter de pesquisa eleitoral, nem a pretensão de ser conclusivo. Ele considerou aspectos como desempenho individual do candidato, perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política anterior e serviços prestados; trajetória e popularidade do partido, base nas últimas cinco eleições e coligações, além da vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente); além de apoio governamental em todas as esferas.
A metodologia considera como candidatos competitivos todos os 406 atuais deputados que concorrem à reeleição. O Diap considera candidatos à reeleição apenas os deputados federais que estão no efetivo exercício do mandato. Não são considerados candidatos à reeleição, segundo o departamento, os suplentes que em algum momento, ao longo dos últimos quatro anos, exerceram o mandato.
São classificados como novos todos os demais, inclusive os ex-deputados ou suplentes que exerceram o mandato na atual legislatura.
O PMDB, que aparece em 2º lugar com chances de eleger deputados federais, também ocupa a 2ª posição de maior quantidade de candidatos lançados para a disputa das vagas do Parlamento. O partido lançou em todo o Brasil 422 candidatos para a Câmara dos Deputados e 115 dos seus filiados têm chance de eleição, como Carlos Bezerra, por exemplo.
Este levantamento faz parte da projeção do DIAP para as bancadas partidárias da próxima legislatura, conforme levantamentos por partido e por coligação em cada unidade da federação. As informações são da assessoria de imprensa.
