
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) está realizando a maior campanha de balneabilidade já registrada em Mato Grosso, com coletas em 41 locais de rios e balneários. A ação começou em julho e, neste mês de agosto, chegou a municípios como Barra do Garças, Matupá, Colíder, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Nortelândia e Diamantino.
O objetivo é informar a população sobre os pontos seguros para banho de rio e alertar sobre aqueles que oferecem risco de contaminação por bactérias, protozoários e outros organismos. Durante a estiagem, quando as praias temporárias se formam e aumentam a procura por lazer, a Sema intensifica as análises para garantir segurança sanitária e estimular a conservação dos recursos hídricos.
Segundo o coordenador de Monitoramento da Água e do Ar, Sérgio Figueiredo, a campanha tem caráter preventivo. “Essa iniciativa é importante para que o Estado conheça a qualidade dos seus recursos hídricos e oriente a população sobre os locais com condições adequadas para a recreação de contato primário”, destacou.
Como funciona a coleta
A metodologia segue a Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Em cada ponto, são coletadas cinco amostras ao longo de cinco semanas consecutivas, no trecho onde é possível atingir a profundidade de 1 metro. As análises incluem parâmetros microbiológicos e de pH.
No total, 205 amostras estão sendo processadas pelo Laboratório de Monitoramento Ambiental da Sema, em Cuiabá. A previsão é de que os boletins, classificando os locais como próprios (excelente, muito bom ou satisfatório) ou impróprios para banho, sejam divulgados no início de setembro.