Lagoa Encantada. O nome não poderia ser mais apropriado para a Estação de Tratamento de Esgoto do CPA III, que atrai moradores da região e visitantes vindos de diversos lugares da cidade, em busca de uma oportunidade de lazer e saúde.
Reformado com recursos conquistados através de uma emenda do candidato ao Senado Antero Paes de Barros e outra emenda do ex-deputado Ricarte de Freitas, local, que antigamente era utilizado apenas para captação de esgoto, hoje é referência no tratamento de dejetos e água.
As obras de reurbanização e revitalização incluem, além da estação de tratamento, uma pista de caminhada com extensão de dois quilômetros, três praças de ginástica, um mirante, um auditório para 65 pessoas e um viveiro estufa, onde serão cultivadas espécies nativas para reflorestamento do próprio espaço.
No local foi implantado ainda o Centro de Referência do Reuso de Água (CRRA), que inclui medidas de otimização do sistema, com a reutilização da água na irrigação dos canteiros e na limpeza do parque.
A moradora do CPA III, Etelvina Batista lembra que a lagoa era um lugar abandonado. “Aqui só tinha lixo, a gente vinha fazer uma caminhada ao redor e não conseguia porque encontrava um monte de cachorro morto jogado”, afirmou.
Atualmente o parque convida os moradores a se exercitarem. Na entrada uma placa afirma “Sejam bem vindos” e as praças de ginástica vivem lotadas. “Eu já aprendi os dias mais vazios. Porque nos mais cheios é preciso esperar o aparelho desocupar para conseguir usar”, disse Aparecida Batista, que frequenta o parque três vezes por semana. “Faz bem para minha saúde”, explicou a moradora.
O professor Pitágoras Morais disse que o projeto foi um pedido da população. “Foi uma luta nossa. Eu consegui 6.500 assinaturas, nós protocolamos e o senador Antero Paes de Barros trouxe a emenda. Eu agradeço muito a ele por ter atendido a esse pedido da nossa comunidade”, afirmou.
As lagoas tratam os dejetos, que agora são lançados de forma ambientalmente correta no Córrego do Caju e posteriormente no rio Cuiabá. A estação atende uma população de 50 mil habitantes e tem capacidade para receber até 104 litros por segundo.
O parque, que recebeu R$ 2 milhões da emenda de Antero, com contrapartida de R$ 100 mil da Prefeitura de Cuiabá, valorizou os imóveis ao redor em uma média de 15%.
Assessoria do candidato ao Senado Antero Paes de Barros
