BAIXADA CUIABANA

VG adere a consórcio intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá para impulsionar economia local

Cooperação entre os municípios da Baixada Cuiabana é estratégia para impulsionar economia e desenvolvimento da região

Redação: Baixadacuiabananews | 30/03/2025 - 11:02
VG adere a consórcio intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá para impulsionar economia local

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), assinou adesão do município ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social Vale do Rio Cuiabá (Cides-VRC). A iniciativa visa fortalecer a economia local, ampliar oportunidades de investimentos e melhorar a qualidade de vida da população por meio da cooperação entre os municípios da Baixada Cuiabana.

Segundo Flávia, a iniciativa é importante para o crescimento do Município.

A adesão de Várzea Grande ao Consórcio representa um grande avanço para nossa cidade. A colaboração entre os municípios é fundamental para superar desafios e promover o desenvolvimento regional de forma integrada, igualitária e sustentável, beneficiando diretamente a população”, afirmou a gestora.

Atualmente, os municípios que integram o consórcio são: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande e Paranatinga.

Sobre o Cides-VRC

O Cides-VRC é um consórcio público intermunicipal que reúne 13 cidades da Baixada Cuiabana com o objetivo de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas de interesse coletivo.

Com a adesão, Várzea Grande passa a contar com diversas vantagens, como o aumento da arrecadação, impulso à economia local, promoção da segurança alimentar, ampliação das vendas para além das fronteiras regionais e a obtenção de escalas de recursos financeiros e materiais.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, também enfatizou as vantagens da adesão ao consórcio.

Com essa parceria, conseguimos acessar novos recursos e estruturar melhor as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural e à segurança alimentar. Além disso, a participação no Consórcio facilita o fortalecimento da economia local e a geração de empregos”, explicou.

A adesão ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social Vale do Rio Cuiabá também abre portas para que o Município participe de projetos e convênios com o governo do Estado e a União, ampliando as possibilidades de investimentos.

“O consórcio busca equivalência técnica junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o que poderá fortalecer a produção rural e a comercialização de produtos nos municípios consorciados”, cita Ricardo Amorim. O gestor também pontua que “com a adesão ao Consórcio, Várzea Grande reforça sua posição estratégica na região, promovendo o desenvolvimento econômico e social por meio de parcerias e iniciativas que beneficiam toda a população”

  

Fonte: RDnews