Operações no Rio Cuiabá e em Rondonópolis resultam em apreensões e devolução de peixes durante a piracema.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna, intensificou a fiscalização no Rio Cuiabá durante o período de defeso da piracema. Em duas semanas, foram apreendidos 29 redes, 12 espinhéis, 15 tarrafas, 4 anzóis de galho, 3 molinetes e 61 kg de pescado.
As equipes realizaram patrulhamento fluvial no trecho entre o bairro Novo Terceiro, em Cuiabá, e a praia da Vereda, em Santo Antônio de Leverger, com foco em pontos críticos de pesca predatória, como Ponte Sérgio Mota, Carrapicho e Bonsucesso. O trabalho também contou com patrulhamento terrestre e barreiras em locais estratégicos.
Além disso, em Rondonópolis, a fiscalização apreendeu redes e devolveu peixes vivos ao Rio Vermelho após denúncia anônima de pesca ilegal.
O que é piracema?
A piracema é o período em que os peixes migram rio acima para reprodução, tornando-se mais vulneráveis. A pesca é proibida nessa época para garantir a preservação das espécies.
Denúncias
Crimes ambientais podem ser denunciados pelo 190, pelo aplicativo MT Cidadão ou pelos canais da Ouvidoria da Sema: 3613-7398 e 98153-0255.
Confira os vídeos das operações: